HOME

>

Maternidade

>

App pioneira monitoriza e acompanha o sono do bebé

Maternidade

App pioneira monitoriza e acompanha o sono do bebé

20 Julho 2016


 

Acaba de chegar ao mercado mundial a primeira App para Android e IOS desenhada especificamente para identificar e acalmar o choro dos bebés, com base na música, nos afectos e na educação. A App, baptizada com o nome mymaga babysleep, possui a funcionalidade única de distinguir o choro do bebé de entre todos os outros sons e ruídos. Reage de imediato accionando suavemente músicas de embalar, especialmente compostas para acalmar e tranquilizar, e interpretadas pela soprano e compositora portuguesa Carla Batista Alves.

 

A mymaga babysleep inclui também a funcionalidade de gravador de voz, permitindo até três gravações de três minutos cada, que pode ser usada para os pais ou avós gravarem a sua própria canção ou mensagem personalizada. Permite ainda monitorizar a qualidade do sono da criança e consultar as estatísticas ao longo do tempo, construindo um diário do sono. A playlist de canções, cuidadosamente selecionada, pode ser tocada com a ordem e frequência que os pais desejarem. A aplicação mymaga babyslepp é gratuita – pode ser descarregada na App store e na Google Play – e já incluiu duas músicas.

A infância é a etapa mais importante para fomentar o potencial do ser humano, pelo que o cuidado e o afeto que o bebé recebe nos primeiros tempos de vida irá moldar o seu comportamento em adulto. Assim, as Lullabies disponíveis na aplicação são canções de afecto que promovem o equilíbrio entre o sentir e o pensar, criando laços afetivos com os pais, ao contrário do “White Noise” –  o chamado ruído branco, que resulta da combinação simultânea tanto de frequências eletromagnéticas, como de sons, em todos os comprimentos de ondas – que desligam o cérebro da linguagem, das emoções e sensações. Segundo a Organização Mundial da Saúde – na publicação Night Noise Guidelines for Europe em 2009 –, mais de 50 por cento dos distúrbios psíquicos e psicológicos são causas directas dos ruídos urbanos.

 

O projeto – que é lançado pelas empresas portuguesas Babypiano e Mymaga – conta com a coordenação científica de Nuno Sousa, cientista, investigador na área da edução e diretor do curso de Medicina da Universidade do Minho, Portugal. Nuno Sousa é ainda editor-chefe da revista Frontiers in Behavioral Neuroscience e editor adjunto da Molecular Neurodegeneration.

 

A voz de mymaga babysleep

Mãe, soprano, compositora, investigadora em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Carla Baptista Alves nasceu na cidade do Porto e desde cedo recebeu os primeiros ensinamentos musicais em flauta transversal e órgão. Concluiu os cursos de Canto e de Piano no Conservatório e o curso superior de Canto na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Posteriormente, trabalhou em França, com a soprano Eliana Cotrubas, no Estúdio de Ópera de Bruxelas, na Bélgica, e em Hannover, na Alemanha, com a soprano Elena Dumitrescu e Franz Ferdinand Nentwig. Estudou orquestração com o compositor Grego Dimitris Andrikopoulos. Ultimamente dedica-se à composição para televisão, bandas sonoras e desenvolvimento de projectos próprios.