HOME

>

Família

>

Caçadores de Afetos

Família

Caçadores de Afetos

17 Setembro 2016


Caçadores de Afetos

Os educadores de infância são uma espécie de caçadores de afetos. As suas armas são pacíficas. Quem já privou com eles sabe que primeiro estranha-se e depois entranha-se. Por norma são sorridentes, bem-dispostos, comunicativos, alegres e têm algum sentido de humor… ah, e também têm sempre montes de ideias, são uns criativos na arte de acolher e educar.

Fazem coisas giríssimas com a pequenada! Ao princípio falam com muitos “inhos”, mas depois passa-lhes! Tipo “o Manelinho tem mesmo umas bochechinhas fofinhas!”. Gostam de se manter alerta e saber tudo sobre os alvos dos afetos. Trabalham silenciosamente embora pareçam uns “espalha brasas”. Estão sempre de olho nas suas presas. Algumas vezes estão só a vigia-las, outras interagem com elas ensinando-as a voar sozinhas. Alimentam-se dos seus sorrisos, das suas gargalhadas, das suas conquistas, das suas graças, dos seus sonhos. Quando as conseguem caçar partilham com os progenitores e vão-lhes dando pistas sobre a adaptação ao habitat, sobre o seu comportamento e as relações que vão estabelecendo com outras crias.

Os Caçadores de afetos contribuem para a proteção das espécies. São protetores, mas também gostam que os protejam e de se proteger. Esteticamente não se apresentam camuflados. Gostam deste padrão, mas preferem bolinhas, quadradinhos ou risquinhas (estão a ver os sufixos?!) de preferência em tons pastel.

O caçador de afetos age com honestidade, lealdade, coerência, discernimento e paciência. Mune-se de armas poderosas como o amor, o sorriso, a responsabilidade e a verdade, pois preocupa-se com o ordenamento da sua zona de “caça”.

O caçador de afetos não é furtivo. Luta pela conservação do bem-estar com o objetivo de preservar o património afetivo. Contrariamente aos outros caçadores, o caçador de afetos não tem época para exercer as suas funções, fá-lo todo o ano. Ele contribui para a educação e orienta o comportamento dos caçadores mais novos.

E lembre-se, o melhor caçador de afetos não é necessariamente o que consegue capturar mais afetos, mas o que sabe o que fazer com eles.

Beijinhos e boa “caça” 😉