HOME

>

Especialistas

>

Dia Internacional da Família: a minha família

Especialistas, Família

Dia Internacional da Família: a minha família

15 Maio 2017


Quando me pedem para fazer a minha apresentação uma das coisas que me dá gozo escrever é: pai de 4 magníficas filhas. 4?!? Sim, com 11, 9, 7 e 5 anos de idade. Uma pequena comunidade doméstica.

A Clara é irmã da Inês, da Sofia e da Maria. Fazem parte de um projeto idealizado e projetado pelo Bento e a Sónia, que teve o início formal a 18 de outubro de 2003. Somos uns pais afortunados e em constante realização.

A sociedade de hoje beneficia muito os skills, as competências. O casamento é um carta fechada, mas que cada casal tem que cuidar da forma como o abre, como o vive. Não vivemos em função das nossas filhas, mas já não sabemos viver de outra forma. As quatro são magníficas epifanias nas nossas vidas: a Clara [delicada], a Inês [enérgica], a Sofia [simpática] e a Maria [safadeca].

Naturalmente todas têm um pouco de cada uma. Há traços comuns, “o molde é o mesmo” costumamos dizer, mas cada uma tem o seu toque pessoal.
Não há monotonia: primeiro foram as fraldas; depois os primeiros passos; caíram os primeiros dentes; o início da escola. Cada qual na sua vez.

Quais os grande skills das minhas filhas? As regras existem para ser quebradas, mas sem regras a vida não funciona. Para que as coisas funcionem é necessário cumprir as regras estabelecidas, saber esperar; ter paciência; aprender a partilhar (a satisfação com que levamos, incluindo as 4 filhas, à Ajuda de Berço o que já não é necessário e que ainda pode ser usado); a partilhar espaço (AH!, dormem as quatro no mesmo quarto, em beliches. Se vissem o prazer delas a mostrar o quarto às pessoas que nos visitam!!); aprender juntas a oração que a Maria quer partilhar à refeição que aprendeu com a sua educadora.

Estes são as grande competências que as minhas filhas estão a desenvolver porque tiveram a graça de ter mais irmãs, por opção dos pais.

Que todos os dias sejam dias para celebrarmos a FAMÍLIA. Fizemos uma promessa quando casamos: O segredo é que o amor é mais forte do que o momento em que se discute e, por isso, aconselho aos esposos: não acabem o dia em que discutiram sem fazer as pazes, sempre [papa Francisco]. Temos que continuar a percorrer este caminho.

Pai Bento Oliveira

Coordenador iMissio