HOME

>

Especialistas

>

É preciso deixar o bebé gatinhar!

Especialistas

É preciso deixar o bebé gatinhar!

14 Outubro 2017


 

Quando é que os bebés começam a perceber o risco de queda de uma mesa ou dentro de água?

Um estudo realizado por Carolina Burnay e Rita Cordovil, da Faculdade de Motricidade Humana, sugere que a experiência a gatinhar – e não a idade do bebé – desempenha o papel mais importante no desenvolvimento da perceção de risco de queda.

 

Este estudo que foi publicado na revista científica Infancy e alvo de interesse por parte da imprensa internacional (publicado em jornais internacionais como o The Wall Street Journal, edição de 18 de Abril de 2016) mostra que os bebés têm uma maior tendência para evitarem a queda de um precipício simulado ou dentro de uma cuba de água, quando têm mais do que 6 semanas de experiência a gatinhar.

 

O estudo envolveu 31 bebés, com idades entre os 8 e os 15 meses, com diferentes tempos de experiência a gatinhar. Os bebés foram testados numa plataforma com 75 centímetros de altura. De um lado da plataforma não havia qualquer proteção para a queda (precipício simulado) e do outro lado estava uma cuba de água (precipício aquático). A segurança dos bebés foi garantida com recurso a material de escalada, limitando a queda aos bebés mais “descuidados” a 5 centímetros. Foi solicitado às mães que se colocassem a 1 metro e meio de distância da plataforma e que encorajassem os seus bebés a gatinharem até elas, uma vez em cada lado da plataforma.

 

Os resultados não mostraram qualquer influência da idade com a qual começaram a gatinhar ou do género dos bebés. A única variável que se mostrou relacionada com o comportamento mais ou menos cuidadoso dos bebés foi a quantidade de tempo que gatinhavam.

 

Dos bebés com menos de 6 semanas de experiência a gatinhar, apenas 29% evitou a queda da plataforma. Em contrapartida, 75% dos bebés com mais do que 6 semanas de experiência a gatinhar evitaram cair na água e 79,2% evitaram cair do precipício simulado.

 

Mas o que acontece quando o bebé começa a andar?

Baby Kid Go One Year Old, Little Child Girl Laughing Open Mouth, Happy Toddler Going over White Background

Existe neste momento um debate no mundo científico ao qual estas investigadoras portuguesas estão a tentar dar resposta. Uma corrente de investigação afirma que quando os bebés começam a andar precisam reaprender a perceber o mundo que os rodeia. Segundo esta corrente, quando começam a andar os bebés voltam a ter uma tendência para caírem de alturas perigosas, precisando de tempo de experiência a andar para perceberem novamente o risco. Outra corrente de investigação diz que uma vez que o bebé aprendeu a perceber o risco através da experiência a gatinhar, essa perceção é transferida quando eles começam a andar e o bebé tende a evitar quedas ainda mais consistentemente.

 

Neste momento, e até pelo menos maio de 2018, as investigadoras da FMH estão a testar bebés a andar para comparar o seu comportamento com o observado em bebés a gatinhar, tentando assim contribuir para o debate científico existente.

 

Se tem um bebé que ainda não anda ou que começou a andar há menos de 5 meses e quer saber se o seu bebé já percebe o risco e evita quedas de altura ou dentro de água, e ao mesmo tempo ajudar a ciência, pode entrar em contacto com Carolina Burnay (965176249, c.burnay@ecu.edu.au). Os testes são realizados na Faculdade de Motricidade Humana, em qualquer dia da semana e aos sábados, e demoram mais ou menos 30 minutos.

 

Carolina Burnay & Rita Cordovil, 2016 – FMH