HOME

>

Especialistas

>

Verdade ou Mito? A pediatra DrªInês explica tudo!

Especialistas, Maternidade, Saúde

Verdade ou Mito? A pediatra DrªInês explica tudo!

A pediatra mimobox DrªInês Marques, desmistifica alguns mitos e esclarece algumas verdades, sobre diversos temas relacionados com a saúde dos nossos bebés!

12 Março 2024


 

Verdade ou Mito?

Os dentes dão febre? MITO
O aumento da temperatura é um sintoma clássico associado ao nascimento dos dentes no bebé. No entanto, não são propriamente os dentes a dar febre! O momento do romper dos dentes é um período de maior fragilidade em que as defesas do bebé baixam, sendo mais frequente que ele apanhe doenças neste período. Por isso, se o seu bebé fizer febre, não culpe logo os dentes e esteja atento: pode mesmo vir outra doença a caminho!

As correntes de ar fazem mal? MITO
Há uma crença enraizada entre nós de que as correntes de ar dão gripes, pneumonias e constipações. Na verdade, não está certo atribuir ao frio esta responsabilidade! Prova disso é o que acontece nos países nórdicos, onde os bebés e crianças até aos 2 anos são expostos a correntes de ar, banhos frios e diferenças de temperatura, como forma de fortalecer (e não enfraquecer) o sistema de defesa. O que acontece na verdade é que no tempo frio há mais vírus a circular, estamos mais confinados e os espaços são menos arejados, condições ideais para o aparecimento de infeções respiratórias. Por isso, nas alturas do ano mais propícias a constipações, devemos ter os cuidados necessários de higiene respiratória que re-aprendemos com o COVID, mas certos de que esta associação com as correntes de ar parece ser mera coincidência.

Podemos dar banho aos nossos bebés após as refeições? VERDADE
A chamada “paragem da digestão” é provocada pelo choque térmico, quando se entra na água fria/gelada, como a água do mar ou de piscinas, após se ter comido uma refeição. No entanto, esperar pela digestão para dar banho ao bebé é mais um dos mitos da pediatria. O problema não é o banho, mas sim a temperatura da água. Quando a água está morna não existe choque térmico. Podemos dar banho aos nossos bebés antes ou depois de comer, sem problema nenhum, desde que se controle a temperatura da água.

Os animais domésticos ajudam no desenvolvimento dos bebés e crianças? VERDADE
Um dos mitos enraizados entre nós é de que os animais domésticos (nomeadamente cães, gatos e pássaros) podem trazer alergias e perigos aos bebés e crianças mais pequenas. No entanto, vários estudos ao longo dos anos vieram desmistificar esta crença, e provar que, desde que devidamente acompanhado, o convívio precoce com animais em casa além de reduzir o risco de alergias, melhora o desenvolvimento psicomotor das crianças, tornando-as mais felizes, menos medrosas e mais exploradoras.

Os andarilhos são seguros e ajudam as crianças a andar mais cedo? MITO
Um dos mitos entre nós é de que os andarilhos, vulgarmente conhecidos como “aranhas”, ajudam a criança a andar mais cedo e a explorar o meio que o envolve de forma mais intensa e rápida. Mas, ao contrário do que muitos pais possam pensar, o andarilho não ajuda o bebé a andar mais cedo, não é adequado ao desenvolvimento da marcha e até pode atrasar o desenvolvimento motor. Pior, o andarilho é uma das causas mais frequentes e graves de acidentes que levam à urgência nos primeiros 2 anos de vida. Por isso, deixe o seu filho explorar livremente o chão, em tapetes de atividades, ginásios ou simplesmente numa superfície protegida. Caso queira optar por algo semelhante ao andarilho, escolha sempre alternativas que não permitam a deslocação (ex. saltitões), mais seguras e igualmente divertidas.

 

DrªInês Marques – Pediatra

Leia outros artigos da nossa pediatra

Preparar os Pequenos para o Inverno: Dicas Essenciais | mimobox

e siga-a no INSTAGRAM

https://www.instagram.com/_omundodapediatria_/