HOME

>

Especialistas

>

Preparar os Pequenos para o Inverno: Dicas Essenciais

Especialistas, Saúde

Preparar os Pequenos para o Inverno: Dicas Essenciais

Preparar os filhos para o inverno envolve uma combinação de cuidados físicos e emocionais. Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a garantir que eles aproveitem a estação com saúde e felicidade.

27 Dezembro 2023


O inverno traz consigo desafios únicos, especialmente quando se trata de cuidar dos nossos filhos. Aqui estão algumas dicas práticas para garantir que eles estejam preparados e saudáveis durante os meses mais frios.

 

  1. Camadas de Aquecimento:

Ensine a importância de vestir-se em camadas. Roupas leves e respiráveis sob casacos quentes permitem ajustar a temperatura conforme necessário.

 

  1. Hidratação Constante:

Embora seja comum associar a hidratação ao calor, é crucial manter as crianças bem hidratadas no inverno também. O ar frio e seco pode causar desidratação, então certifique-se de que bebem água regularmente.

 

  1. Proteção contra Gripe e Constipações:

Incentive hábitos saudáveis, como lavar as mãos regularmente e aumentar a ingesta de vitamina C, para prevenir gripes e constipações. Considere a vacinação contra a gripe nalgumas crianças mais frágeis para uma proteção adicional.

 

  1. Cuidado com a Pele:

A pele sensível das crianças pode sofrer com o ar seco do inverno. Use hidratantes para peles sensíveis/atópicas e evite banhos muito quentes para ajudar a manter a pele saudável.

 

  1. Equipamento Adequado para Atividades Externas:

Se seus filhos gostam de brincar ao ar livre, certifique-se de que estão equipados com roupas impermeáveis e botas resistentes. Isso permite que eles desfrutem das atividades mesmo em condições climáticas desafiadoras.

 

  1. Estímulo à Atividade Física:

Mantenha as crianças ativas mesmo no inverno. Isso não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também ajuda a gastar energia e a regular o humor.

 

  1. Rotina de Sono Consistente:

O inverno pode afetar o equilíbrio do sono. Mantenha uma rotina consistente, com horários regulares de dormir e acordar, para garantir que as crianças têm um sono adequado.

 

  1. Alimentação Nutritiva:

Reforce uma dieta equilibrada, rica em nutrientes. Alimentos saudáveis ajudam a fortalecer o sistema imunológico, proporcionando uma defesa extra contra doenças sazonais.

 

Preparar os filhos para o inverno envolve uma combinação de cuidados físicos e emocionais. Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a garantir que eles aproveitem a estação com saúde e felicidade!

 

Texto:  DrªInês Marques – pediatra

Leia aqui outros artigos da DrªInês: Nos primeiros meses de vida, os bebés são RESPIRADORES NASAIS OBRIGATÓRIOS | mimobox