HOME

>

Família

>

É carnaval…ninguém leva a mal!

Família

É carnaval…ninguém leva a mal!

10 Fevereiro 2016


Adoro o Carnaval e adoro vivê-lo com as crianças. Gosto de me mascarar, com elas e para elas. Aliás, faço-o durante o ano inteiro, porque tal como o Natal, também o Carnaval pode ser todos os dias. O Carnaval é rir, é brincar e com as crianças isto está sempre a acontecer. Gosto de fazer parte deste mundo de fantasia, alegrar-me com elas, brincar com elas, rir-me com elas.

 

Na história do Carnaval, a comicidade, o arrojo, a liberdade criativa, a exposição, o disfarce, a pantomina, o humor dão o mote à celebração.

 

O Carnaval é a festa das crianças por excelência. As crianças são fantasia, imaginário, simbolismo, heroicidade e sonham constantemente encarnar os seus heróis de eleição. Papéis que desempenham como ninguém, interpretações dignas de um Óscar! Princesas, super-heróis, personagens dos seus filmes favoritos, animais, profissões, seres fantásticos… qualquer máscara lhes dá o poder de imaginar, dramatizar, viver o disfarce. Fazem-no a qualquer hora, em qualquer lugar, sozinhas ou com os pares. Representam várias personagens, gestos e atitudes, até ambientes. Então o dia de Carnaval celebrado na escola é-lhes dedicado. Bailes, desfiles, brincadeiras, palhaçadas, animação, papelinhos, serpentinas…

 

Existem crianças que não gostam de se mascarar. Respeito e não forço. Apenas integro…e…ok, por vezes convenço! É que muitas vezes a criança não gosta de ver alterada a imagem que tem de si própria, estranha-se. Os alicerces para a construção de uma boa auto imagem começam muitas vezes pela capacidade que vamos criando de nos rirmos de nós próprios e isso é salutar.

 

Sempre fui muito carnavalesca. Participei em muitos corsos carnavalescos, quando ainda havia corsos em Cascais. Cultivo esta dinâmica, pela fantasia e pela diversão inerentes à celebração. Como sou alegre por natureza gosto de injectar alegria nas crianças e este é um momento privilegiado para o fazer.

 

Bom Carnaval!!!

 

Educadora Clara Castela