HOME

>

Saúde

>

A febre é um sinal

Saúde

A febre é um sinal

23 Novembro 2016


A febre é um sinal, até prova em contrário, de infecção. É uma reacção natural do organismo, para combater vírus e bactérias, e apesar de ser vista como a vilã, tem um papel importante na defesa do nosso corpo humano. De qualquer forma, a febre preocupa sempre os pais, o que faz com que recorram facilmente (o que se compreende) ao médico. A nossa temperatura varia de pessoa para pessoa e ao longo do dia, sendo mais alta ao fim do dia/ noite. Varia ainda consoante o local em que se mede: mais alta no rabo, depois no ouvido e finalmente na axila. Os outros locais de medição não são fiáveis. Convenciona-se febre 38º graus axilar.

remedio-para-colica-de-bebe

Existem muitos mitos associados à febre:

– o nascimento dos dentes dão febre? Não, quanto muito dão uma febre baixa de 38º pela inflamação das gengivas.

– febre alta é igual a doença grave? Não, doenças banais das crianças associam-se a febre alta e podem até permitir que elas brinquem.

– febre alta dá convulsões? Não, não é a febre alta que dá convulsões. É a subida rápida da febre que pode provocar uma convulsão, geralmente nas primeiras 24 horas de doença e geralmente com uma mãe/ pai que teve convulsões em pequeno.

– devo dar logo medicamentos para a febre como o paracetamol ou ibuprofeno? Não, excepto em caso de indicação médica (crianças com antecedentes de convulsões ou epilepsia). Devemos dar medicação para a febre apenas se a criança estiver desconfortável. Os medicamentos para a febre não vão curar, apenas aliviar sintomas.

– devo colocar a criança num banho frio ou gelado? Não, deve dar um banho à criança com menos 1 ou 2 graus que o valor de temperatura que apresenta (ex. tem 39º graus, temperatura da água entre 37/38º). A água fria, além de desconfortável para a criança, provoca arrepio que ainda faz subir mais a temperatura do corpo.

Quais os sinais de alarme na febre?

– febre com menos de três meses de vida

– criança prostrada, mesmo quando a febre baixa

– febre não cede com medicação

– falta de ar

– manchas no corpo

– vómitos, dores no pescoço, dores cabeça

– febre que persiste após 72 horas.

Mónica Cró Braz

Pediatra, CUF Descobertas Hospital