HOME

>

Saúde

>

Ele não quer escovar os dentes?

Saúde

Ele não quer escovar os dentes?

28 Março 2017


As crianças adoram fazer tudo sozinhas!! Acham que conseguem tudo e que mandam no mundo! Mas as mãos pequeninas não permitem ter a destreza para escovar os dentes correctamente! Por essa razão deve acompanhar o seu filho, nesta actividade de higiene, até quando ele conseguir escrever o seu nome numa linha direita.

Ele não quer escovar os dentes?
Aqui ficam alguns truques.

1. Actividade em família. Assim como o jantar é em família também pode ser escovar os dentes. Reúna toda a família na casa de banho para escovar os dentes após as refeições. Este truque é óptimo quando o seu filho está a começar a escovar os primeiros dentes (por volta do primeiro ano de idade). Deixe o seu filho escovar os seus
dentes.

 

2. Imitar. Comece por comprar escova de dentes com cores idênticas para os dois e sente-se no chão da casa de banho para que a criança possa ver como está a escovar os dentes. As crianças adoram imitar os adultos. E pode tirar vantagem disso!!

3. A cantar. Cante a música preferida do seu filho!! Escolha uma música que ele goste muito e cante enquanto escova os dentes. Assim saberá que só termina de escovar os dentes no final da música, de preferência ao fim de 2 minutos.

4. A criança escolhe. Tenha várias escovas e várias pastas à escolha. Assim a criança sente-se com autonomia em decidir com o que vai escovar os dentes e por isso fica mais entusiasmada.

5. Ajuda do amigo. Convide um amigo para dormir lá em casa e faça do hábito de escovar os dentes antes de dormir uma diversão entre os dois!! Por exemplo contar uma história um ao outro ou fazer uma competição para ver quem escova melhor os dentes (claro, sem escolher o verdadeiro vencedor).

6. Ajuda do ursinho. Leve o peluche preferido do seu filho para a casa de banho e escove também os dentes do ursinho. Ou então pegue nas mãozinhas do peluche e faça os movimentos como se fosse ele a escovar os dentes da criança.

7. Combate aos bichinhos dos dentes. Vá contando como está a tirar os bichinhos dos dentes do seu filho, descrevendo como são os bichos para ele adivinhar (por exemplo: este tem riscas pretas e brancas…) e depois vão levá-los a casa deles, ao jardim zoológico.

8. Monte um consultório dentário em casa. Todos os ursinhos são pacientes e o seu filho é o médico dentista! Todos eles precisam de limpar os dentes. No meio da brincadeira escove os dentes ao seu filho e assim ele perderá o medo.

 

9. Como o leão. O seu filho não abre a boca o suficiente? Peça para ele rugir como o leão!! Ou então sempre que ele abrir a boca o suficiente cante uma música ou faça um som divertido.

 

10. Utilize o espelho. Coloque o seu filhote num degrau e posicione-se atrás para garantir segurança. Olhem os dois para o espelho e comece a contar os seus dentes e os dele à medida que vai tocando nos dentes dele e escovando.

 

14633101_1632613123703530_3031262179731439041_n

 

DrªInês Guerra Pereira

www.denteadente.pt

https://www.facebook.com/denteadenteblog/?fref=ts