HOME

>

Especialistas

>

Qual a pasta de dentes indicada para cada idade?

Especialistas, Saúde

Qual a pasta de dentes indicada para cada idade?

2 Fevereiro 2018


 

 

Saiba-de-uma-vez-por-todas-como-escolher-a-melhor-pasta-de-dentes_siteExistem diversas marcas de pasta de dentes disponíveis no mercado. Todas elas competem pela melhor embalagem, sabor e recursos para encorajar os pais à compra. Mas o mais importante é saber qual o tipo de pasta de dentes indicada para cada idade.

 

A partir de que idade está aconselhada a pasta de dentes?

 

Comece a escovar os dentes do seu bebé com pasta de dentes com flúor assim que o primeiro dente de leite nascer (geralmente aos seis meses, mas pode nascer antes ou depois).

 

Qual a melhor pasta de dentes dos 0 aos 3 anos?

 

Durante décadas, a American Dental Association recomendou não usar pasta de dentes fluoretada para crianças com menos de 2 anos de idade porque eram jovens demais para cuspir. Mas em 2014, saiu uma atualização nas diretrizes. Agora é recomendado usar a quantidade do tamanho de um grão de arroz de pasta de dentes fluoretada para crianças com mais de 6 meses. A quantidade recomendada aos 2 anos é o tamanho de uma ervilha.

Tendo em conta o que referimos, se preferir não arriscar, pode iniciar escovar os dentes ao seu bebé até ao primeiro ano sem pasta. No entanto os estudos dizem que a partir do primeiro dentinho está indicada a pasta de dentes com flúor.

É importante usar uma pasta de flúor, com 1000 ppm pois ajuda a prevenir e controlar a cárie dentária.

Não há necessidade de comprar marcas especiais de “pasta de dentes para crianças”. Na verdade, algumas delas não têm flúor suficiente para ajudar a prevenir a cárie dentária.

 

Qual a melhor pasta de dentes dos 3 aos 6 anos?

 

Deve optar por uma pasta de dentes com 1000 a 1450 ppm de flúor. Se o risco de cárie dentária for baixo pode usar uma pasta de dentes de baixa resistência. Mas certifique-se de que contenha pelo menos 1000 ppm de flúor.

A quantidade de dentífrico a utilizar pela criança, até aos 6 anos de idade, deve ser idêntica ao tamanho da unha do 5º dedo da mão da própria criança (dedo mindinho).

A escova de dentes à esquerda mostra um esfregaço de pasta de dentes (0,1 miligrama de flúor) e aquele à direita uma quantidade de tamanho de ervilha (0,25 mg de flúor). The Journal of the American Dental Association 2014 145, 190-191DOI: (10.14219/jada.2013.47)

 

Qual a melhor pasta de dentes a partir dos 6 anos de idade?

 

Crianças com idade superior a seis anos podem usar a pasta de dentes da família, desde que contenha 1350 a 1500 partes por milhão (ppm) de fluoreto. Deve optar por uma pasta de dentes com 1500 ppm de flúor. Se o risco de cárie dentária for moderado ou extremo pode exceder os 1500 ppm de flúor.

A partir desta idade, a escovagem dentária já deverá ser efetuada numa quantidade aproximada a 1 centímetro.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor! Era esta a sua escolha? Que pasta de dentes compra para o seu filho? Partilhe connosco.

14633101_1632613123703530_3031262179731439041_n

DrªInês Guerra Pereira

www.denteadente.pt

https://www.facebook.com/denteadenteblog/?fref=ts