HOME

>

Especialistas

>

TERRORES NOTURNOS

Especialistas, Família, Saúde

TERRORES NOTURNOS

25 Maio 2018


 

Os terrores noturnos são algo assustador para quem assiste. Alguns de vós já se devem ter deparado com os vossos filhos a chorar compulsivamente, sentados na cama, olhos abertos, ar espantado e assustado, como se tivessem visto o demónio e sem responderem aos vossos estímulos. Não se assustem com estes episódios, designados de terrores noturnos, porque são completamente benignos, não deixam sequelas na criança nem tão pouco memória. Acontecem com eles a dormir (olhos abertos, mas estão a dormir) na primeira parte da noite, numa altura de sono profunda.

 

Não se conhece a causa, admitindo-se que a imaturidade do cérebro e dias mais agitados ou fora da rotina possam contribuir para o aparecimento destes episódios. São mais comuns entre os 18 meses e 5 anos, mas podem acontecer mais cedo e ocorrem de forma irregular (ex. podem ter várias vezes numa semana e depois ficarem meses sem ter).

 

Duram cerca de 10 minutos e geralmente terminam sozinhos, podendo os cuidadores ficar perto destas crianças até que se acalmem e voltem a entrar num sono tranquilo e evitando que, nos movimentos bruscos, se magoem. No dia seguinte eles não terão recordação destes terrores e estarão prontos para o dia.

 

Se estes episódios forem muito frequentes e perturbarem o sono, devem falar com o pediatra e eventualmente recorrer a uma consulta de especialidade do sono.

 

 

Mónica Cró Braz
Pediatra, Hospital CUF Descobertas