HOME

>

Especialistas

>

A Enfermeira Vera, especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

Especialistas, Saúde

A Enfermeira Vera, especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

17 Julho 2018


 

O meu nome é Vera Ortigão, tenho 31 anos, sou casada e tenho 2 filhos.

Sou enfermeira há 9 anos. Especializei-me pela Universidade Católica Portuguesa em Saúde Infantil e Pediátrica e, mais tarde, na London Southbank University fiz um curso Pós-graduado em Neonatologia.

Trabalhei no Hospital de São Francisco Xavier em Lisboa durante 4 anos, o último na Unidade de Neonatologia. Em 2013 mudei-me para Londres onde estive a trabalhar na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais do Great Ormond Street Hospital for Children, um centro especializado de referência a nível mundial.

Ainda em Londres, quando tive o meu primeiro filho, pude experimentar as vantagens de receber em casa cuidados de Enfermagem especializados e reconheci a importância deste tipo de serviço, quase inexistente em Portugal.

De volta ao meu país, com vontade de trabalhar naquilo que gosto e ao mesmo tempo conseguir conciliar esse trabalho com a minha vida familiar, decidi que era a altura ideal para concretizar o projecto que idealizei: acompanhar o bebé e os pais em casa, nos seus primeiros meses de vida, promovendo a saúde do bebé, o empowerment parental e uma parentalidade positiva.

Sendo a amamentação uma das áreas de intervenção mais importantes no recém-nascido, que muitas vezes representa grandes dificuldades para as mães, mas que na grande maioria dos casos são ultrapassadas com apoio adequado, complementei recentemente a minha formação com o curso Amamentar – O mais importante da IBCLC Cristina Pincho.

Ao lançar este projecto pretendo promover a saúde infantil no recém-nascido, através da visita domiciliária, mas também das crianças das restantes faixas etárias, através das minhas contas de instagram (@enfermeiravera) e facebook (Enf.Vera), bem como da realização de workshops e outras actividades integradas na comunidade. É nesse âmbito que surge a minha colaboração no MimoBLOG, onde espero trazer informação útil para que os pais se sintam capacitados e tranquilos para cuidar dos seus filhos.

Enfª Vera Ortigão

www.instagram.com/enfermeiravera/

www.facebook.com/Enfvera-201708470619152/

E-mail: veramcneto@gmail.com

Telemóvel: 913 361 464