HOME

>

Especialistas

>

Não é necessário desinfectar as mãos para tocar no bebé!

Especialistas, Saúde

Não é necessário desinfectar as mãos para tocar no bebé!

5 Setembro 2018


 

 

No jornal Expresso do dia 11/8, saiu um artigo que todos os pais deveriam ler – “Pais estão a criar bebés de estufa” – e fala sobre o excesso de higienização que dificulta a formação do sistema imunitário nas crianças e tem aumentado a prevalência de doenças alérgicas e auto-imunes.

.

👩🏻‍⚕️ Este é um assunto que várias vezes abordo com os pais, quando entro numa casa e vejo um frasco de desinfectante em cima da mesa da sala. Os desinfectantes das mãos que as pessoas trazem das maternidades NÃO SÃO para uso doméstico.  Os hospitais são especialmente contaminados por bactérias más, porque é onde as pessoas ficam para tratar infecções graves. Os desinfectantes das mãos nesse contexto servem para combater infecções cruzadas entre doentes, e para os visitantes não trazerem essas bactérias para a comunidade.

.

🏠 Mas em casa o contexto é diferente. Em casa é o nosso ambiente, são as nossas bactérias, e em nossa casa não há centenas de pessoas infectadas e doentes.

.

👶🏻 É suposto o bebé ter contacto com o ambiente doméstico, incluindo as bactérias benéficas para construir o seu sistema imunitário. A higiene das mãos é muito importante, e é fundamental que tanto os pais como as pessoas que visitam os bebés lavem as mãos quando chegam a casa e antes de pegar no bebé. Mas a lavagem das mãos é suficiente! Não é necessário que nem os pais, nem as visitas, desinfectem as mãos para tocar no bebé!

.

Os bebés não devem ser estéreis. É por essa razão que já há alguns anos deixou de ser recomendado esterilizar chuchas e biberões 🍼 Como explica no artigo “a aprendizagem imunitária faz-se por contacto e se o meio está muito higienizado, pouco ou nada há com o que contactar, logo para aprender”.

.

👩🏻‍⚕️ Por isso, o meu conselho para os pais é sempre para abandonarem o uso dos desinfectantes em casa e fazerem uma lavagem eficaz das mãos com água e sabão e pedirem a quem os vai visitar que o façam também assim estarão a proteger o vosso bebé de infecções mas a permitir que vão construindo uma flora bacteriana saudável e necessária

 

#infectioncontrol #buildingupimmunity #babycare #newborncare #parenting #supportparenting #imunidade #reforçarimunidade #bebessaudaveis #proteger

 

Enfª Vera Ortigão

www.instagram.com/enfermeiravera/

www.facebook.com/Enfvera-201708470619152/

E-mail: veramcneto@gmail.com 

Telemóvel: 913 361 464