HOME

>

Alimentação

>

Alimentação no primeiro ano de vida do bebé – Drª Mónica Cró Bráz

Alimentação, Especialistas

Alimentação no primeiro ano de vida do bebé – Drª Mónica Cró Bráz

11 Agosto 2020


 

A diversificação alimentar consiste na introdução de novos alimentos que não leite ou água, de forma a que progressivamente o bebé conheça novas texturas e novos sabores e que pelos 12 meses se alimente de refeições iguais à da restante família.

 

Havendo leite materno, o bebé pode alimentar-se exclusivamente de maminha até aos seis meses. Se o leite fôr de fórmula, então a introdução dos novos alimentos poderá ocorrer após os 4 meses.

 

Ainda que o leite materno continue a ser oferecido e desempenhe um papel principal em alguns bebés até aos 12 meses, a alimentação exclusiva de leite após os 6 meses não é suficiente para o bebé ter um desenvolvimento e um crescimento adequados, com dieta empobrecida em calorias e em micronutrientes, como o ferro.

 

A introdução de novos alimentos pode fazer-se de 4 formas:

 

  • Convencional – oferecendo ao bebé, à colher, sopas e frutas em puré, passados, bem como papas. A consistência vai progressivamente aumentando até atingir-se a dieta da família.

 

  • Baby lead weaning (BLW) ou auto-alimentação – oferecendo ao bebé alimentos em crú ou cozinhados, moídos, picados ou inteiros. O BLW estimula a autonomia, a experimentação pelo bebé. É importante que o bebé tenha maturidade neuro-comportamental para tal (fique sentado, um bom reflexo). Os riscos associados ao BLW são o engasgamento e a ingestão deficitária de calorias e micronutrientes já que o bebé decide o que come.

 

  • Baby lead introduction to solids (BLISS) – o BLISS é uma versão de BLW em que se procura compensar a eventual ingestão deficitária de calorias e micronutrientes que pode ocorrer no BLW e em que é reforçada a importância da segurança do bebé nesta prática, na preparação de alimentos com minimização de risco de engasgamento e asfixia.

 

  • Participativa – é um tipo misto de introdução alimentar em que se funde a alimentação convencional com purés e papas, que garantem a energia e os nutrientes necessários ao bebé, complementados pela autonomia, escolha e experimentação do BLW.

 

Em qualquer uma das formas, o sal e os açucares são desaconselhados no 1º ano.

 

 

Mónica Cró Braz
Pediatra, Hospital CUF Descobertas