HOME

>

Especialistas

>

O sono nos bebés! Ouça o que a DrªMónica tem a dizer

Especialistas, Saúde

O sono nos bebés! Ouça o que a DrªMónica tem a dizer

2 Março 2023


 

Os bebés precisam muito de dormir. Como o tempo vão aprender o chamado ritmo circadiano. Este ritmo dita que devem estar mais acordados de dia e mais a dormir de noite, altura em que atua a hormona de crescimento e por isso se diz, que se cresce enquanto se dorme.

 

Nos primeiros 4 meses, os bebés não têm uma rotina de sono e o sono é muito errático, mas precisarão de dormir entre 14 e 17 horas. Isto é: mamam, trocam a fralda, tomam banho e progressivamente com o tempo, vão tendo períodos cada vez mais despertos.

 

O sono divide-se em várias fases e tipicamente nos bebés, os ciclos de sono são mais curtos do que nos adultos – nos mais pequenos duram 40/50 minutos enquanto nos mais crescidos serão de cerca de 90 minutos. No fim de cada ciclo, o sono torna-se mais leve podendo o bebé despertar ou reiniciar um novo ciclo, adormecendo novamente de forma profunda.

De grosso modo existem duas fases no sono: o REM (rapid eye movement) e o não REM. No primeiro, apesar de movimentos rápidos dos olhos, a atividade cerebral intensa, associando-se este período aos sonhos. Já no não REM, progride-se de um sono leve para um sono profundo e tranquilo.

 

 

Horas de sono:

0-3 meses:14-17 horas

4-12 meses: 12-16 horas

12-24 meses: 11-14 horas

3-5 anos: 10-13 horas

6-12 anos: 9-12 horas

13-18 anos: 8-10 horas

 

DrªMónica Cró Braz – Cuf Tejo