Especialistas, Saúde
Suporte básico de vida pediátrico – Drª Mónica Cró
14 Abril 2023
A DrªMónica Cró “despede-se” hoje de nós! As suas muitas responsabilidades profissionais, deixam-lhe pouco tempo para continuar a fazer estas partilhas.
Pode encontrá-la em consulta, agora na Cuf Tejo ou no seu perfil https://www.instagram.com/monicacrobraz_pediatra/
Antes de ir, deixou-nos mais um texto cheio de informações importantes!
Ajudar uma criança inconsciente é a última coisa que gostaríamos de fazer, mas pode ser “lifesaving” e ditar a sobrevivência ou morte de uma criança.
Então como atuar?
1 – Chamar o 112 ou pedir a alguém que chame. Quando o fizer dê indicações o mais precisas possíveis. Exemplo: criança 4 anos, desmaiou à minha frente e estamos no parque infantil da Portela de Sacavém.
2 – Abanar a criança – tocar nos ombros, chamar por ela a ver se reage.
3 – Ver se respira e se tem pulso – exponha o peito e veja se a criança tem movimentos respiratórios ou se ouve fluxo de ar a passar pelo nariz e boca e, se souber, tente sentir o pulso no pescoço ou no braço.
4 – Iniciar reanimação – se não tem pulso nem respira, inicie compressões no tórax, seguido de 2 insuflações. Se não souber fazer as últimas, faça compressões continuas até se cansar ou chegar ajuda.
Compressões:
15 se acompanhado ou 30 se sozinho
Ritmo 100-120 por minuto
Descer o peito uns 5 cm e deixar voltar à posição normal em cada compressão.
5 – Se a criança recuperou, coloque-a em posição lateral de segurança: de lado com a perna e o braço de cima dobrados e aguarde ajude. Vá verificando se respira.
DrªMónica Cró Braz – pediatra Cuf Tejo
Comentários
Sem Comentários