HOME

>

Saúde

>

O banho e a higiene do bebé

Saúde

O banho e a higiene do bebé

2 Janeiro 2016


Dar banho a um bebé pode ser uma das experiências mais encantadoras para o bebé e para os pais pelo que deve ser feito num ambiente tranquilo e acolhedor.

 

A temperatura da água deve rondar os 37ºC, algo que fará metodicamente com o termómetro das primeiras vezes e que depois aprenderá a medir com a mão. Tenha cuidado para não deitar água quente diretamente no corpo do bebé e não se queimar na torneira. Nunca deixe o bebé sozinho na banheira e apoie-o sempre com o seu braço.

 

Utilize um gel de banho ph neutro, sem perfumes ou parabenos, apropriado à pele do recém-nascido, podendo lavar a cabeça com o mesmo produto.

 

Tenha a toalha, fralda, produtos de higiene e roupa à mão para o bebé não arrefece. Seque-o bem, sobretudo na zona genital e nas pregas. Quando colocar creme hidratante aproveite para fazer massagens e ajudar a relaxá-lo. Vista-lhe roupa confortável. Evite secadores de cabelo e use um pente ou escova macia. Limpe só os ouvidos por fora e vigie o tamanho das unhas, tendo cuidado para não as encravar.

 

 

Mónica Cró Braz

Pediatra, CUF Descobertas Hospital