HOME

>

Maternidade

>

Uma dieta equilibrada na gravidez

Maternidade, Saúde

Uma dieta equilibrada na gravidez

2 Janeiro 2016


Uma dieta equilibrada é fundamental para se manter saudável especialmente se está a pensar em ser mãe ou se já o é. Afinal o seu corpo é o seu templo! Não deve comer por dois mas deve comer a pensar nos dois! Comer de uma forma saudável é de extrema importância para o desenvolvimento do seu bebé e para prevenção do aparecimento de doenças como a diabetes gestacional. É importante focar-se na qualidade dos alimentos ao invés da quantidade. Escolha alimentos com elevada densidade nutricional ou seja, nutritivos. Por isso estejam atentas aos snacks, refeições, sobremesas, aperitivos saudáveis e nutritivos que serão postados nesta página.

 

 

As directrizes/guidelines de uma alimentação saudável aplicam-se igualmente a uma grávida:

 

– Comer de 3 em 3 horas: ajuda a prevenir a diabetes gestacional, a controlar os impulsos alimentares, sacia, controla a vontade comer doces e refeições muito ricas em hidratos de carbono.

 

– Ingestão de frutas e legumes: fonte de vitaminas, minerais e fibra. Estes alimentos apresentam uma grande diversidade de cores podendo confeccionar pratos deliciosos e variar na sua alimentação para não enjoar.

 

– Peixe e carnes magras (brancas – de preferência- e vermelhas)

 

– Produtos lácteos – irão ajudá-la a obter uma quantidade extra de cálcio tão necessário na gravidez.

 

– Alimentos integrais

 

– Hidratação: 1,5 litro de água por dia

 

 

DrªInês Almeida

Dietista