HOME

>

Saúde

>

A importância da água na gravidez

Saúde

A importância da água na gravidez

17 Fevereiro 2016


 

Estará a ingerir água suficiente? É essencial que esteja!

 

Pregnant woman drinking water and stroking her stomach

 

Neste artigo irá perceber qual a quantidade de água que necessita e seus benefícios.

 

Para uma gravidez saudável, é essencial uma hidratação adequada. Essencial quer para suprir as perdas (urina, suor, fezes) quer para atingir as necessidades do organismo, no que respeita à formação do liquido amniótico.

 

Beber água proporciona uma melhoria da circulação sanguínea e a correta irrigação do útero e da placenta, permitindo que os nutrientes cheguem ao feto.

 

A água também tem um papel importante na prevenção da obstipação, hemorroidas, infeções urinárias e ajuda na fadiga, enxaquecas, retenção de líquidos e excesso de apetite.

 

Ao contrário, a desidratação durante a gravidez pode levar a sérias complicações, como por exemplo diminuição do liquido amniótico, produção inadequada de leite (durante a amamentação) ou mesmo parto prematuro.

 

 

Hidratação: apenas água?

 

A água é sem dúvida a melhor opção.

 

No entanto, existem muitos outros líquidos a ter em conta: o leite, as bebidas de soja, amêndoa ou coco, água com gás, água de coco, sumos de fruta ou de vegetais e chás variados sem cafeína. É importante, que a grávida tenha cuidado com a ingestão de determinadas bebidas que mesmo saudáveis podem conter excesso de açúcar.

 

 

Qual a quantidade?

 

Segundo a Direção Geral de Saúde “a ingestão adequada de água durante a gravidez [incluindo a ingestão de água e de outras bebidas (como leite, sumos naturais e infusões) e de alimentos ricos em água (sopas, saladas e fruta)] deve ser de 3 L/dia. Isso inclui cerca de 2,3 L (cerca de 10 copos) como total proveniente de bebidas.” E de notar que o mesmo se passa com a amamentação.

 

Faça uma ingestão adequada de líquidos.

 

Se lhe custa ingerir muitos líquidos deixo-lhe um “truque” que pode ajudar: inicie o seu dia com um bom copo com água e ingira sempre um copo com água ou outra bebida (infusão, agua de coco…)  antes de cada refeição, como se se tratasse de um comprimido. Se ingerir 6 a 7 refeições por dia acabará por ingerir a quantidade de água necessária.

 

 

 

Drª Inês Almeida – Dietista