HOME

>

Família

>

IMAGENS DE FILHOS NAS REDES SOCIAIS? UM ALERTA

Família

IMAGENS DE FILHOS NAS REDES SOCIAIS? UM ALERTA

9 Julho 2016


 

A explosão de redes sociais e o seu sucesso são incontornáveis. Grande parte de nós usa-as com diferentes propósitos: divulgação, comunicação, socialização. As redes sociais aumentaram a proximidade da aldeia global e têm inúmeras vantagens. Mas como tudo, existem desvantagens, que enquanto pediatra, e fundamentado por autoridades portuguesas e internacionais de segurança, devem ser lembradas e ponderadas:

– as fotografias/ vídeos com as caras dos seus filhos podem ser copiadas por qualquer pessoa. A partilha de uma graçola, de uma careta, passa de mão em mão e, rapidamente é divulgada sem controlo. Mas mais grave, é passar a pertencer a sites de pedofilia ou de rapto e tráfico de crianças. E sim, isto acontece.

 

– por outro lado, imagens/vídeos que parecem ter piada, podem ridicularizar uma criança, que de forma inocente é vítima de bullying, ficando essa situação perpetuada eternamente na internet.

 

– pormenores em fotografias dos seus filhos podem sugerir a localização da sua casa ou da escola deles ou ainda de valores que tenha (ex. carro).

 

– apele ao bom-senso dos seus filhos adolescentes: imagens comprometedoras ou sexualizadas poderão ser usadas contra eles, e ficarão eternizadas para sempre. Não se esqueça disso.

 

Há que ser sensato e cada um saberá o que será melhor para a sua família e os seus filhos. Poderá sempre partilhar os seus filhos com um grupo restrito de família e amigos, que assim, poderão estar a par do crescimento e das brincadeiras dos seus filhos.

 

Mónica Braz, Pediatra

Hospital CUF Descobertas