HOME

>

Alimentação

>

Andar à Roda

Alimentação

Andar à Roda

17 Outubro 2016


A propósito do Dia da Alimentação, vou partilhar convosco algumas ideias e preocupações. Quando se aproxima este dia, lá pelo meu colégio, os educadores pensam algumas actividades para o assinalar de forma saudável despertando a consciência dos petizes para hábitos alimentares de qualidade. Existem diversas formas e meios para o fazer aliando a actividade lúdica à aprendizagem. É certo que as crianças adoram pôr “a mão na massa” e o desafio de uma tarefa culinária torna-se apelativo e eficaz, quer na preparação, confecção ou prova do resultado final. Das diversas propostas que vão surgindo, explorar a Roda dos Alimentos torna-se fundamental. Ela é um potencial de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento e um instrumento desafiante na sua interpretação formal. Esta representação gráfica ensina-nos a comer de forma saudável, equilibrada e variada. Ela oferece-nos referenciais de alimentos a ingerir diariamente e as respectivas porções. Não há que enganar! Então vamos pôr as crianças a “andar à roda”.

img_3194-copia

Nas nossas actividades culinárias ao longo de alguns anos, a Roda dos Alimentos é um ponto de partida para variadíssimas actividades. A sopa e a salada de frutas já são uma tradição. As crianças portuguesas fazem um consumo deficiente de frutas e legumes. Então é aqui que mais temos que actuar. Normalmente vamos à mercearia ou a um supermercado nos arredores do colégio. As crianças escolhem os legumes e a fruta que querem comprar e pagam, como fazem os crescidos. Já na sala, agrupam-se os vegetais ou as frutas por quantidades e fazemos uma tabela, explorando-a matematicamente. A confecção em si mesma é uma alegria. Lavam-se os alimentos, cortam-se, cheiram-se, provam-se e… apuram-se os sentidos. Os mini chefes deliciam-se com esta azáfama. Nesse dia, sopa e salada de frutas fazem parte do menu da pequenada. A prova final é acolhida com grande expectativa e muito apreciada pelas crianças. Algumas crianças arriscam sabores desconhecidos até aí e outras iniciam o consumo de alimentos novos pela experiência gustativa que tiveram no decorrer da actividade. Ficam a conhecer as propriedades de alguns alimentos e mostram igualmente saberes partilhando-os com as outras crianças. Extrai-se bastante sumo destas tarefas e aprende-se a melhorar hábitos de vida saudáveis. Para enfatizar esta comemoração, existem livros e jogos que abordam a temática da alimentação e que servem de complemento lúdico a esta vivência. Partam à descoberta, ponham a “mão na massa” e a roda a girar!