HOME

>

Especialistas

>

Os bebés e as otites

Especialistas, Saúde

Os bebés e as otites

15 Maio 2019


 

Não raras vezes recebemos a meio da noite, na urgência, bebés com choro inconsolável. Geralmente, após oferecer medicação para a dor, os bebés acalmam e conseguem descansar. O exame não engana, uma otite.

 

Geralmente bebés constipados, com ranho e tosse, e por vezes febre. A otite é a principal complicação da constipação. Ocorre sobretudo em meses de Inverno, em crianças pequenas, com pico aos 18 meses de vida. Factores de risco com evidência científica comprovada que aumentam a probabilidade de otites são: sexo masculino, frequência de infantário, ausência de amamentação e consumo de tabaco perto das crianças. Claro que certas condições fisiológicas e anatómicas do ouvido ou alterações do sistema imunitário podem provocar otites repetidas mas frequentemente as otites são situações banais, muitas vezes associadas ao primeiro ano de escola.

 

Perante uma criança com otite deve ser sempre dada medicação para aliviar a dor: nbebe otiteão há risco de mascarar nada mais grave e não há necessidade da criança estar em sofrimento. Ah, as otites das constipações não doem ao toque.

 

A grande maioria das vezes, as otites são causadas por vírus sendo quase sempre perfeitamente plausível poder esperar 48/72 horas antes do inicio de um possível antibiótico, em crianças com mais de 6 meses. As otites são talvez o motivo mais frequente de uso de antibióticos em crianças pequenas e devem ser usados com bom-senso.

Em crianças com episódios frequentes de otites, a opinião especializada de um medico otorrinolaringologista poderá ajudar a decidir a necessidade de cirurgia e permite ainda o acompanhamento da audição daquela criança.

 

Mónica Cró Bráz

Pediatra, Hospital CUF Descobertas