HOME

>

Especialistas

>

Os ruídos do bebé – DrªMónica Braz

Especialistas, Maternidade

Os ruídos do bebé – DrªMónica Braz

16 Junho 2021


 

Quando o bebé nasce é normal estarmos atentos a todos os barulhos que podem fazer. E nós, mais focados no bebé e em todos os seus movimentos, estranhamos e duvidamos da normalidade de alguns destes ruídos.

 

-O meu filho espirra muito: os bebés espirram e é normal; permite a limpeza das fossas nasais e a adaptação ao novo meio ambiente. Ranhoca a escorrer ou tosse é que não são normais.

 

-O meu filho parece que nasceu constipado: os bebés por vezes respiram como se fossem “um porquinho”. A passagem do ar pelas fossas nasais e as narinas mais apertadas assim como a adaptação ao novo ambiente gera um ruído nasal. Podem ajudar com algumas gotinhas de soro mas sem necessidade de lavagem vigorosa.

 

-O meu filho quase que para de respirar: os bebés têm uma respiração irregular – umas vezes mais rápida e superficial outras mais lenta e mais profunda podendo mesmo fazer umas pequenas pausas.

 

-O meu filho tem soluços: os soluços são também normais nos bebés e podem piorar naqueles que engolem mais ar – consiste numa contração do músculo diafragma que separa o tórax do abdómen. 

 

Mónica Braz, Pediatra