HOME

>

Especialistas

>

Cuidados com o cordão umbilical

Especialistas, Saúde

Cuidados com o cordão umbilical

13 Maio 2021


 

 

 

O cordão umbilical é uma estrutura gelatinosa que liga o bebé à placenta da mãe e que permite que os alimentos e o oxigénio cheguem ao bebé. Normalmente o cordão tem duas artérias e uma veia.

 

Cada vez mais se pratica nas maternidades a chamada laqueação tardia do cordão umbilical, ou seja, o corte do cordão ocorre após mais de um minuto do bebé nascer, de modo a que passe mais sangue da placenta e do cordão para o bebé.

 

Depois, o cordão é cortado e é colocada uma mola para fazer garrote e ele começar a secar, porque a partir do momento em que o bebé nasce, o cordão deixa de ser necessário. O bebé respira sozinho e tem a sua própria circulação de sangue.

 

A partir daí o cordão começa a ficar com um aspeto escuro e seco, caindo até três semanas depois do nascimento. O cordão não dói e deve ser mantido limpo e seco. No banho pode lavar-se com gel de banho neutro e água e limpar com uma compressa debaixo para cima. Deve ser depois bem seco e a fralda dobrada para não abafar o cordão e ele não infetar. Não devem ser colocadas faixas ou pensos fechados. Após a queda do cordão, durante 3 a 5 dias pode continuar a surgir um líquido ensanguentado na roupa que não é motivo de preocupação.

 

Vermelhão à volta do umbigo, mau cheiro, pus ou sangramento abundante devem fazer procurar assistência médica.

 

Mónica Cró Braz

Pediatra, Hospital CUF Descobertas