HOME

>

Especialistas

>

Nos primeiros meses de vida, os bebés são RESPIRADORES NASAIS OBRIGATÓRIOS

Especialistas, Saúde

Nos primeiros meses de vida, os bebés são RESPIRADORES NASAIS OBRIGATÓRIOS

4 Julho 2023


 

 

Nos primeiros meses de vida, os bebés são RESPIRADORES NASAIS OBRIGATÓRIOS, ou seja, só conseguem respirar pelo nariz. Isto permite aos bebés alimentarem-se, engolirem e respirarem ao mesmo tempo. O problema é que, devido ao seu nariz estreito e apertado, qualquer obstrução nasal provocada por excesso de secreções, pode desencadear nos bebés dificuldade em respirar, alimentar-se e dormir.

 

É assim muito importante garantir uma boa higiene nasal diária em bebés e em crianças que não sabem assoar-se, de forma a eliminar as secreções e assegurar a desobstrução das vias aéreas, prevenindo o agravamento das infeções.
A melhor forma de fazer a higiene nasal, será aquela a que o bebé/criança e pais se adaptarem melhor. Aquela que os pais mais usam é feita com soro fisiológico em cada narina (seringa com/sem adaptador, ou monodose). Podem igualmente ser usados sprays de água do mar. Estas humidificam as secreções tornando mais fácil a sua remoção e limpeza da via aérea.

 

 

Deve fazer-se o número de vezes que se adequar à idade, situação clínica do bebé e sempre que os pais acharem necessário. Por regra, uma vez por dia, aumentando sempre que a criança estiver doente ou mais congestionada.

 

Não existe uma quantidade de soro/água do mar a ser aplicada, isso varia consoante a idade e se a criança está com mais secreções. Nos bebés até aos 2 anos, deve-se aumentar progressivamente a quantidade, dos 2 ml (nos mais pequeninos) aos 10 ml (nos mais velhinhos) em cada narina.

 

Em relação à posição, a mais consensual é sentado e inclinado para a frente, sendo que nos bebés mais pequeninos a posição deitado de lado, também é uma possibilidade.

 

A higiene nasal pode não ser fácil inicialmente, mas a partir do momento em que o bebé/criança perceber que respira melhor, este passará a ser um hábito diário fácil de manter e bem aceite!

 

DrªInês Marques – Pediatra