HOME

>

Especialistas

>

A ENTRADA NA CRECHE! Drª Inês – pediatra mimobox

Especialistas, Maternidade

A ENTRADA NA CRECHE! Drª Inês – pediatra mimobox

10 Outubro 2023


 

O momento da entrada na creche é uma etapa marcante não só para a criança, mas também para os pais. Com o fim das licenças de parentalidade e o regresso às obrigações laborais, os pais vêm-se a braços com a ambivalência da necessidade de deixar os filhos na creche, e o receio de que as suas necessidades não sejam satisfeitas com a competência e carinho que desejariam. Ficam aqui umas dicas de como preparar e facilitar esta fase, tão inevitável como desafiante!

 

AJUSTAR HORÁRIOS

 

É fundamental que nos dias que antecedem o início da creche, a criança se comece a deitar gradualmente mais cedo. Todos sabemos que nas férias os horários de deitar se alargam e modificam (e ainda bem que assim é!) mas é preciso reestruturar o período de descanso da criança para que quando seja hora de acordar não haja situações de sono geradores de birras e conflitos.

 

REINTRODUZIR ROTINAS

 

Na mesma linha da hora do deitar, é igualmente importante que alguns dias antes sejam retomadas as

rotinas de refeições e de sestas. Isto vai aproximar o dia-a-dia da criança o mais possível daquele que vai ter quando entrar na creche, facilitando a sua integração.

 

PREPARAR A LISTA DE MATERIAL SOLICITADO COM TEMPO

A maioria das creches solicita uma lista de materiais que são necessários levar logo no 1º dia. Prepará-los à pressa é meio caminho para uma manhã agitada pelos piores motivos. Assim, é uma boa dica ter o material pronto atempadamente e de véspera, de modo a no dia a atenção ser focalizada na criança e não na preparação do que levar com ela.

 

SAIR DE CASA MAIS CEDO

Num dia de maior agitação e ansiedade é importante fazer tudo com tempo. Por isso, se conseguirem, saiam de casa com mais antecedência do que será habitual. Assim, vão ter tempo de fazer o trajeto com serenidade, entregar a criança sem pressas, fazendo as devidas recomendações a quem via ficar com ela sem ainda a conhecer bem.  Essa pessoa vai estar a receber mais crianças e vai precisar de tempo para sedimentar as características de cada criança bem como a informação que cada família tem para transmitir.

 

DESPEDIDAS SERENAS

A despedida é o inevitável desfecho do ir deixar as crianças à creche. Mas, apesar disso, ela é apenas temporária, pelo que deve ser encarada com a maior veracidade e serenidade possível. Explicar à criança que fica na creche, sempre adequando o discurso à idade, e que após o trabalho a virão buscar, dá segurança e a perceção da inevitabilidade de ficar com os pais, pois eles também estarão durante o dia no “seu trabalho”. Quem recebe a criança provavelmente também dará uma ajuda neste sentido, de modo a minimizar o momento de maior stress. Mas tenham a certeza que depois da difícil despedida a maioria das crianças fica tranquila e feliz no novo ambiente que procurará aos poucos desvendar e conhecer.

 

DEDICAR TEMPO DE QUALIDADE À CRIANÇA

Muitos dos relatos que os pais me fazem são de comportamentos desajustados e birras exacerbadas após a entrada na creche. Na maioria dos casos isto acontece porque a criança está a manifestar a necessidade que tem de tempo de qualidade com os seus pais. Após o fim das férias e o retomar das rotinas é certo que o tempo disponível diminui. Mas isso não significa que o tempo de qualidade diminua também. É fundamental retirar um bocadinho do nosso dia, sobretudo quando chegamos a casa, para ESTAR no verdadeiro sentido da palavra com eles: sem ecrãs, sem chamadas, sem desculpas de que “há banho para tomar” ou “jantar para fazer”. Sem esse tempo, o final de dia vai ser terrível, com birras e dificuldade em cumprir as rotinas do banho, do jantar e do adormecer. Tempo de qualidade não é tempo perdido, é tempo ganho com eles e facilitador do fim de dia.

 

CONCLUSÃO

Em jeito de conclusão não existem receitas milagrosas. O truque está em antecipar, manter a serenidade possível numa fase desafiante como esta, acreditar no amor que vos une e confiar na creche que escolheram para deixar as vossas crianças. Esta relação de confiança mútua é o ingrediente essencial para que a receita de adaptação à creche resulte da melhor forma possível!