HOME

>

Maternidade

>

Ensaio sobre a Mãe

Maternidade

Ensaio sobre a Mãe

2 Janeiro 2016


Ser mãe é eternamente uma canção de embalar. “É tão bom seres pequenino/e eu de ti ser tua mãe/nesta sorte do destino/dos amores que a vida tem”. É assim que a fadista Mariza nos embala neste nosso “Mundo”. Bem Vindos ao maravilhoso mundo da maternidade. Ano Novo, novas mães. Ser mãe é património (i) material da Humanidade. Ser mãe não é uma condição…é uma instituição! (sem fins lucrativos). A mãe constitui-se de matéria, toca e deixa-se tocar, é palpável, é corpórea e é espiritual. Ser mãe é todo um Governo, um Estado, uma Nação. Tu que vai ser mãe tens disso noção?

 

A maternidade começa logo com um sinal positivo. E é desde aí que tudo muda. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança: Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. E tão bem que Camões o define. A qualidade da maternidade é questionável. Pelo menos, nós as mães, estamos sempre a questioná-la. O medo de ser uma boa ou má mãe acompanha-nos até deixarmos de o ser. Mas também a certeza de que todos os medos, verdades, perguntas, incertezas, sonhos, anseios, (in)desisões, angustias, alegrias, orações, afagos, serão um Ensaio da vida de qualidade que queremos para os filhos.

 

Tu que vai ser mãe tens disso noção? Começa, desde o sinal positivo, a viver a tua maternidade. Este é o primeiro dia do resto da tua vida. Aproveita-o. O ser pequenino, o teu bebé (sê-lo-á para sempre). Aproveita-os. Todos os momentos serão recordáveis. Aproveita-te. Tu serás sempre…a Mãe, a Instituição. Lembras-te? E uma Instituição deve ser cuidada. Aproveita a vida. Porque a vida és tu que a geras. Bem hajas por isso. E já agora dá um abraço ao pai!…e cantem-lhe “Dorme, dorme, meu menino/nos sonhos que a vida tem/ mas guarda sempre um cantinho/ ao colo da tua mãe.”

 

 

Clara Castela

Educadora de Infância