HOME

>

Alimentação

>

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NO PERÍODO DE PRÉ-CONCEPÇÃO

Alimentação, Maternidade

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NO PERÍODO DE PRÉ-CONCEPÇÃO

7 Fevereiro 2017


 

Waiting for a baby. Close-up of pregnant young woman in white tank top touching her belly

Waiting for a baby. Close-up of pregnant young woman in white tank top touching her belly

O estado nutricional pré-gestacional tem uma influência significativa na concepção, devendo o peso corporal estar adequado em relação à estatura. A aferição mais usual desta relação é feita pelo índice de massa corporal (IMC), que é calculado pela divisão do peso (kg) sobre a altura em metros ao quadrado (m2). Durante a pré-concepção, o IMC da mulher deve situar-se no intervalo de 18,5 – 24,9 Kg/m2, considerando que valores abaixo ou acima desta faixa podem constituir risco para a saúde materna e/ou fetal. No actual cenário nutricional, verifica-se que o excesso de peso em mulheres na idade reprodutiva representa um dos principais factores de risco para a gestação, sendo a prevalência de sobrepeso e obesidade bem superior aos casos de baixo peso. Por esta razão, recomenda-se a perda de peso, planeada e supervisionada, antes da gravidez, visando minimizar possíveis intercorrências clínicas como a diabetes gestacional, síndrome hipertensivo, tromboembolismo, parto prematuro, entre outros, mais frequentes nestes casos de sobrepeso ou obesidade.

O controlo de peso antes da gravidez não requer dietas restritivas, nem tão pouco devem ocorrer de forma abrupta. As recomendações de uma alimentação saudável para mulheres que desejam engravidar e necessitam perder peso, preconiza uma alimentação equilibrada em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, moderação e prazer, e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

A alimentação saudável caracteriza-se pela ingestão ideal de nutrientes, com o objetivo de manter o estado de saúde do organismo e o seu funcionamento da melhor forma possível. Não existe uma dieta perfeita para todas as pessoas, embora existam normas que se aplicam à população em geral. A adoção de hábitos alimentares saudáveis, promove o rendimento mental, o equilíbrio emocional e o rendimento físico. Estão associados a uma menor incidência de doenças crónicas e uma maior duração de um padrão de vida saudável. Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação monótona ou restritiva, sendo a variedade a recomendação fundamental para uma alimentação equilibrada. Quanto mais variada for a seleção dos alimentos, melhor é a escolha. Diferentes alimentos fornecem diferentes nutrientes, o que potencia e enriquece o plano nutricional diário.

 

DrªMónica Pitta Grós Dias

Consulta de Nutrição Pediátrica e Adolescentes no Hospital Cuf Descobertas

https://www.saudecuf.pt/descobertas/encontre-um-medico/monica-pitta-gros-dias